DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Acidente Ramone

Página 5 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10 ... 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Acidente Ramone

Mensagem  Azevex em Sex Set 14, 2012 10:43 am

Boas,

Que bom que as coisas estão caminhando bem para o Ramone.
Nelo, me esclarece um coisa, o capacete dele arrebentou ou ele usava o aberto, pois é de estranhar os ferimentos grandes na região da cabeça e da face.
Mande um grande abraço a ele e com certeza ele logo estará de volta nas estradas.
Abc

Azevex
Azevex

Número de Mensagens : 249
Emprego/lazer : Piloto de Aviões / Andar de moto

Mensagem  pe-49 em Sex Set 14, 2012 10:45 am

lamentável esse tipo de noticia... desejo que fiques bom logo, comanchero.
salud, pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3394
Emprego/lazer : arquiteto

Mensagem  Ana Mary em Sex Set 14, 2012 11:14 am

Renato Castro escreveu:Acabei de receber um e-mail do Sérjão me avisando do ocorrido ...

... Há pouco tempo, foi o Peralta ... agora o Ramone ... não sou muito de rezar não ... mas acho que a turma precisa fazer um bonde para Aparecida do Norte ... se rolar, eu vou.

... assim como todos que o conhecem, estou torcendo para que você fique bom logo e volte as ruas com o seu jeito bacana de ser, que cativa a todos ... um grande abraço e fique bem.

é isso mesmo Renato..... eu já tinha comentado com o pessoal ontem no Seca, que quando o Marcelão se acidentou, iríamos fazer um BV pra Aparecida, mas não acabou rolando. Agora esse vai ter que sair.... rs...
bjs
Ana Mary

Número de Mensagens : 1051
Emprego/lazer : comércio

Mensagem  Socram em Sex Set 14, 2012 11:23 am

Azevex escreveu:Boas,

Nelo, me esclarece um coisa, o capacete dele arrebentou ou ele usava o aberto, pois é de estranhar os ferimentos grandes na região da cabeça e da face.
Mande um grande abraço a ele e com certeza ele logo estará de volta nas estradas.
Abc

Azevex

Como é caracteristica do Ramone, ser um menino "rebelde" Twisted Evil o teimoso Evil or Very Mad estava de Capacete ABERTO.
Socram

Número de Mensagens : 530
Emprego/lazer : Analista Sist / Rock, Blues e Autos Antigos

Mensagem  jdrpires em Sex Set 14, 2012 11:48 am

SERJÃO. escreveu:Amigos, informo que ontem mesmo, alguns amigos que me devem favores e estão na ativa, estiveram no local examinando a possiblidade de haver cameras em empresas privadas apontadas para o local do acidente, achamos tres que provavelmente poderiam estar no angulo certo e ter filmado os fatos, depois de algumas carteiradas para forçar a "colaboração" ( isso é ilegal, mas necessário) descobrimos que uma esta inativa, e outras duas tem possibilidades, mas as imagens precisam ser examinadas minuciosamente, estou esperando o resultado desta pesquisa, o Ramone está fora de perigo, agora peço que rezem pelo taxista !!!

Serjão, o que precisar estou a disposição para auxiliar as buscas!!
jdrpires

Número de Mensagens : 2582
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Motociclismo

Mensagem  jdrpires em Sex Set 14, 2012 11:52 am

Abc

Azevex

Capacete aberto, com viseira, o capacete só arranhou toda a viseira!!! Mas joga-lo no lixo e comprar outro agora, pois o forro esta "solto"
.....
jdrpires

Número de Mensagens : 2582
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Motociclismo

Mensagem  Nelo em Sex Set 14, 2012 11:53 am

Abc

Azevex

O capacete era aberto e ele aterrizou derrapando a cara. Mas era um Zeus sem queixeira, não peruzinho.
O capacete arrebentou bem, a parte de dentro se soltou do casco. É realmente muita sorte ele não ter tido lesões no crânio.
A porrada foi muito forte, ele praticamente levantou voo e pousou de cara. Ele mesmo lembra de ter voado alto. Um capacete fechado talvez tivesse evitando as fraturas do rosto, mas não deixaria de deixar preocupado em relação ao cérebro. Um capacete de baixa qualidade fechado com certeza teria sido pior que um capacete bom aberto.

Sobre o carro que causou o acidente, algumas explicações: na hora que escrevi o relato eu tava muito abalado pelo momento ainda, muita adrenalina. Ainda não havia conversado com os demais envolvidos. Ontem eu fui no Seca conversarmos e algumas coisas ficaram mais claras:
1) não temos certeza de que era um taxi. Era um carro branco sedam, o Junior acha que era só um carro branco mudando de faixa sem explicação, eu tive a impressão de ser um taxi querendo entrar no corredor de ônibus, o Marcello não se lembra direito.
2) o carro que "derrubou" o Marcelo foi o mesmo que causou o acidente do ramone, e não outro carro. Mas parece que o carro não bateu em nenhum dos dois. Foi tipo o que aconteceu com o Peralta, o cara causou os acidentes indiretamente.
3) segundo o Junior, o carro chegou a reduzir pra ver o acidente, mas não parou, foi embora pelo tunel omitindo socorro.

Não sei se tem camera no local do acidente, mas dada a hora do acidente talvez seja possível pegar o trafegando pelo tunel.

Embora eu também sinta raiva do cara, eu concordo com o Samuca. O importante pra mim agora é o Ramone ficar legal. Se for pra procurar o cara, como ele não provocou o acidente diretamente, embora tenha sido o maior culpado (mudou de faixa sem nenhuma explicação, pois não havia ninguém mais na rua e ele conseguiria entrar no tunel seguindo na faixa dele), não tem como colocar a culpa legalmente nele. Só omissão de socorro mesmo. Mas as leis aqui não funcionam, acho que isso não levaria a nada.
Nelo

Número de Mensagens : 3879
Emprego/lazer : Tricotar

Mensagem  Samuel Chrysostomo em Sex Set 14, 2012 1:21 pm

Meus amigos, a CET (acho que em Sampa chama-se CET també a Cia de Transito, certo?) deve ter câmera do local... Podemos ir por esta via. E quanto ao envolvimento... Por mais que tenha sido indireto como disse o Ramone, o rapaz (ou a pessoa) tem "culpa no cartório" tanto pela manobra como pela omissão de socorro.

Concordo que nossa preocupação, atenção e esforço deva ser canalizada para o nosso amigo-irmão Ramone, mas se quiserem partir para as vias legais de busca do responsável, podemos começar por aí. Mesmo que o processo não dê em "nada", poderemos sim tornar a vida dessa pessoa juridicamente mais complicada!

Obrigado por nos manter informados Nelão! Como alguém disse em alguns dos posts, o mais importante é que nosso amigo tá fora de perigo e que os que estão perto deram a real demonstração de que a nossa amizade vai muito além dos bits e bytes desse fórum.

Forte abraço e força pra todos, principalmente para o Ramonito!

Samuca
Samuel Chrysostomo

Número de Mensagens : 499
Emprego/lazer : Advogado, baterista e aprendiz de estradeiro

http://sonsletraseimagens.blogspot.com/

Mensagem  ALDO (alemão) em Sex Set 14, 2012 2:26 pm

Caraca, eu estava fora do ABC e só estou vendo este Post agora. Estou....impressionado, pra não dizer outra coisa.
É um fato que nos faz refletir sobre algumas coisas:
1) O desamor do ser humano que provocou tudo isso, não pelo fato de ter errado no transito, mas por não ter tido a hombridade de parar e tentar socorrer os amigos que estavam no chão!
2) O comprometimento dos companheiros que estavam junto e ficaram juntos para oque desse e viesse;
3) A solidariedade e preocupação dos que buscaram informações sobre a saúde de todos e se dispuseram a ajudar de qualquer forma;
4) E a presença de Deus incontestável nessas situações. Porisso, vamos agradecer pelos amigos estarem bem e manter a cabeça fria caso o causador disso tudo seja identificado. Lembrando que Deus viou isso tudo e saberá conduzir os fatos daqui para a frente.

Ramone e Marcelo, desejo uma pronta recuperação! Se precisarem de alguma coisa, contem comigo.
ALDO (alemão)

Número de Mensagens : 1134
Emprego/lazer : Engenheiro

Mensagem  Socram em Sex Set 14, 2012 3:18 pm

Boletim das 15 hs

Segundo a mãe do Ramone ... ele quebrou o braço ( próximo ao punho ) em três lugares.
Deverá passar por cirurgia só a semana que vem.
Devido à dificuldade de encontrar vaga nos Hospitais conveniados, optou por ser transferido ainda hoje para a Ala de convênios do próprio HC .
Está se alimentando com dificuldade e sentindo muita dor no braço.
A mamãe Ramone ainda relatou que ontem após tomar uma dose de morfina para amenizar a dor no braço ele fez o seguinte comentário:
- Legal drunken ... to na maior viagem Rolling Eyes ... gostei do bagulho Evil or Very Mad !!!

Última edição por Socram em Sex Set 14, 2012 3:30 pm, editado 2 vez(es)
Socram

Número de Mensagens : 530
Emprego/lazer : Analista Sist / Rock, Blues e Autos Antigos

Mensagem  lucasneves em Sex Set 14, 2012 3:19 pm

AHIEUHWEIUAHWEIUAWHEAIWUEHAWIEHAWIEUHAWEIUH

Ele tá bem... o resto vai consertando aos poucos...
lucasneves

Número de Mensagens : 3473
Emprego/lazer : Inverter filtro de óleo

http://www.facebook.com/lucas.delphi

Mensagem  Emerson Galvao em Sex Set 14, 2012 3:30 pm

ALDO (alemão) escreveu:Caraca, eu estava fora do ABC e só estou vendo este Post agora. Estou....impressionado, pra não dizer outra coisa.
É um fato que nos faz refletir sobre algumas coisas:
1) O desamor do ser humano que provocou tudo isso, não pelo fato de ter errado no transito, mas por não ter tido a hombridade de parar e tentar socorrer os amigos que estavam no chão!
2) O comprometimento dos companheiros que estavam junto e ficaram juntos para oque desse e viesse;
3) A solidariedade e preocupação dos que buscaram informações sobre a saúde de todos e se dispuseram a ajudar de qualquer forma;
4) E a presença de Deus incontestável nessas situações. Porisso, vamos agradecer pelos amigos estarem bem e manter a cabeça fria caso o causador disso tudo seja identificado. Lembrando que Deus viou isso tudo e saberá conduzir os fatos daqui para a frente.

Ramone e Marcelo, desejo uma pronta recuperação! Se precisarem de alguma coisa, contem comigo.

Nossa......................... fiquei sabendo agora pela sua postagem Aldo.....
Tomara que ele possa se recuperar bem deste acindente...........
O Negocio agora é agradecer a Deus que ele esta vivo , segundo o relato do pessoal deve ter sido punk.
Emerson Galvao

Número de Mensagens : 69
Emprego/lazer : Engenheiro de Vendas

Mensagem  Emerson Galvao em Sex Set 14, 2012 3:36 pm

Nelo escreveu:Amigos, o Ramone sofreu um grave acidente há pouco. Eu estava com ele no hospital até agora, cheguei em casa há cerca de 1h e ainda estou em estado de choque para arriscar algum sono.

Vou relatar tudo que aconteceu, tomando a liberdade de notificar os amigos em nome do Ramone.
Peço para que não liguem pra ele, pois seu celular está com a irmã dele. Quando ele tiver condições de falar eu aviso aqui, por enquanto ele tá com a mãe e é melhor não encher muito ela, a velhinha já quase morreu do coração hoje. Vou trazendo notícias dele

Hoje (ou ontem, dia 12) nos encontramos no Seca como fazemos todos os dias. Meia noite saímos do bar eu, Ramone e mais 2 integrantes do nosso clube, Junior e Marcelo, com destino a região da Paulista. Estávamos os quatro na Rebouças, próximo ao acesso do túnel que leva até a Paulista, o Ramone na frente, Marcelo atrás dele, eu e Junior atrás de mim.
Estavamos na faixa do meio. A esquerda do acesso ao tunel há um corredor exclusivo de ônibus, a faixa do meio acessa o tunel e a da direita vai para a faria lima.

Um taxi estava na faixa da direita e jogou o carro pra cima do Ramone, entrando na faixa do meio. Não contente, ele tentou acessar a faixa de ônibus, o Ramone tentou acelerar pra passar o taxi, mas o carro continuou jogando pra ciam dele. O taxi acabou pressionando o Ramone pra esquerda.
Acontece que, dividindo a faixa de ônibus do acesso ao tunel há um guard rail de concreto. Quando o taxi apertou o espaço do Ramone, ele ficou sem espaço para qualquer manobra, ficando com uns 5 metros distante do começo do guard rail.

Vou tentar usar palavras para descrever o que aconteceu, mas jamais conseguirei expressar em forma verbal ou textual o que eu vi hoje. "Surreal" seria a melhor palavra.

Sem espaço pra fugir, o Ramone colidiu de frente com o começo do guard rail de concreto. Estavamos a uns 80 km/h, o Ramone tinha acelerado um pouco mais pra tentar fugir do taxi, mas o espaço foi insuficiente.
Ao acertar o concreto, sua moto subiu no ar. A moto subiu cerca de 3 metros, sem exagero nenhum (gostaria muito de estar exagerando). O barulho da moto acertando o concreto jamais sairá da minha memória.
A moto começou a rodopiar no ar, dando verdadeiras piruetas. Do meu angulo, não era possível dizer o que era moto, o que era concreto, o que era faísca e o que era Ramone. Ele foi arremessado ao ar igualmente alto, rodando que nem boneco de pano.

A moto caiu ao chão muitos metros a frente, e foi se arrastando por muitos mais. Fogo em forma de faíscas e um barulho sem igual. Do lado da moto, vinha o Marcelo, que por pouco a moto não caiu nele.

Um carro, assustado com a cena, freiou no susto, derrapando pra outra faixa, acertando o Marcelo, que foi ao chão pra um lado, moto arrastando pra outro lado.

Corri desesperado procurando o Ramone. A porrada foi tão forte que eu não sabia nem onde ele estava. Fiquei com receio dele ter caído do outro lado da faixa. Encontrei-o no chão, completamente torto, parecia um boneco de pano, com a cara no chão. Quando me agachei ao lado dele, percebi que ele tava desacordado.

O chamei, gritei, o balancei levemente (ele tava muito contorcido) e nada. Cheguei próximo ao seu rosto e não senti ele respirar. Foi tudo muito rapido, mas olhei pro peito dele e não via movimento. Seu rosto completamente ensanguentado por dentro do capacete. Nessa hora fui tomado pelo desespero, as pernas me falharam e eu nem conseguia acreditar no que tava acontecendo. Pensei que ele tinha passado dessa pra outra. O pior é que eu não me surpreendi, pq o acidente foi MUITO feio, uma parada surreal mesmo, nem tenho como passar pra vocês o que eu vi. Coisa de filme. Primeira Harley a decolar voo no mundo.
Todos sabem que o Ramone pra mim é um verdadeiro irmão, e é muito raro eu chamar alguém de irmão. O que senti na hora foi como se um irmão de sangue estivesse alí, eu não sabia se chorava, se gritava, se tentava virar ele ou sei lá.

O Junior chegou até mim e falei que o Ramone tava apagado, eu fui ver se tava tudo bem com o Marcelo, ainda sem muita força nas pernas
Eu já tava ligando pro Samu, quando o Junior gritou:
"Mano, o Ramone tá vivo! Tá até roncando, esse filho da puta"

Corri até lá e ele realmente estava roncando. Enquanto passavamos os dados pro resgate, o Ramone recuperou a consciência e deitou-se de costas.

Eu fui com o Ramone pro HC, enquanto o Junior e o Marcelo cuidaram da moto.

A moto ficou destruída. A bateria da moto voou longe, a pista ficou cheia de óleo, que vazou por vários lugares (que me quase me derrubou da moto quando eu tirava ela da rua), o banco da moto eu nem sei onde foi parar, o paralama traseiro virou uma chapa reta de ferro, entre muitos outros detalhes.

Enfim, o Ramone já estava consciente na ambulancia. Fomos pro HC, chegamos lá meia noite e meia. Fiquei até sair o último resultado. Foi necessário fazer tumografia pq ele tomou uma porrada muito forte na cabeça, fraturou alguns ossos da face, abriu um corte profundo no queixo. Foi necessário verificar por hemorragia interna, e seu braço direito quebrou.

Ele vai fazer uma cirurgia pra corrigir a face, provavelmente amanhã ou depois. O braço talvez alguns pinos.

Não tenho crenças religiosas, mas acredito que hoje o Ramone nasceu outra vez. Por alguns minutos eu pensei que ele tinha morrido, foi MUITA sorte ele ter saído dessa com "poucos" danos.

Cara o importante e que ele esta vivo e agora e agradecer a Deus por ele estar se recuperando!!!!!!
Sobre o causador ...... o homem la do céu cuida dele.......
Emerson Galvao

Número de Mensagens : 69
Emprego/lazer : Engenheiro de Vendas

Mensagem  Nelo em Sex Set 14, 2012 4:03 pm

AMigos, o Ramone está indo pra um quarto só pra ele agora, saiu no açougue do PS.
Agora ele poderá receber visitas de 3 em 3 pessoas sem muita frescura de horário, terá acesso a internet e televisão, além de um mijador só dele.

Só peço que a gente se organize em relação as visitas, se não vai ser uma putaria... kkk
Nelo

Mensagem  Manha (Elizeu) em Sex Set 14, 2012 4:10 pm

Só peço que a gente se organize em relação as visitas, se não vai ser uma putaria... kkk[/quote]

Putaria??? Acho que ele vai gostar da idéia... kkkkk
Manha (Elizeu)

Número de Mensagens : 1337

Mensagem  Chicão em Sex Set 14, 2012 4:13 pm

Nelo escreveu:AMigos, o Ramone está indo pra um quarto só pra ele agora, saiu no açougue do PS.
Agora ele poderá receber visitas de 3 em 3 pessoas sem muita frescura de horário, terá acesso a internet e televisão, além de um mijador só dele.

Só peço que a gente se organize em relação as visitas, se não vai ser uma putaria... kkk

Blz!...

Sabe dizer se tem breja lá, ou vamos ter que levar? Pode fumar lá dentro? Laughing drunken

P.S.: Ele iria ficar mais feliz! Twisted Evil
Chicão

Número de Mensagens : 2012
Emprego/lazer : Aviação / Pão com Cerveja!...

Mensagem  Nelo em Sex Set 14, 2012 4:15 pm

Acabo de receber uma ligação da irmã dele, o HC informou que houve um erro e que não há mais a vaga dele. Ele ficou puto, a irmã dele está indo pra lá fazer um barraco com o médico que tirou a vaga dele.
Por enquanto, sem quarto. Está no açougueiro há mais de 2 dias, sem banho, sem porra nenhuma.
Nelo

Mensagem  Honda em Sex Set 14, 2012 4:52 pm

Nelo escreveu:Acabo de receber uma ligação da irmã dele, o HC informou que houve um erro e que não há mais a vaga dele. Ele ficou puto, a irmã dele está indo pra lá fazer um barraco com o médico que tirou a vaga dele.
Por enquanto, sem quarto. Está no açougueiro há mais de 2 dias, sem banho, sem porra nenhuma.

A empresa que ele trabalha não tem convênio em Hospital particular ?
Honda

Número de Mensagens : 559

Mensagem  ALDO (alemão) em Sex Set 14, 2012 4:55 pm

Nelo escreveu:Acabo de receber uma ligação da irmã dele, o HC informou que houve um erro e que não há mais a vaga dele. Ele ficou puto, a irmã dele está indo pra lá fazer um barraco com o médico que tirou a vaga dele.

Foda heim, nem com convênio se consegue um atendimento pelo menos aceitável!
A gente paga essas merdas pra que afinal?
ALDO (alemão)

Número de Mensagens : 1134
Emprego/lazer : Engenheiro

Mensagem  Zota em Sex Set 14, 2012 5:02 pm

Que merda hein? Ele deve tá sofrendo pacas com essa situação, além da dor e tudo mais, ainda ter que passar por isso, mesmo tendo plano de saúde e phoda.
Bem espero q isso se resolva logo.
Pensamento positivo e no final tudo dará certo pro nosso amigo.
Abraços,
Zota

Número de Mensagens : 624
Emprego/lazer : If you can dream it, you can do it!

É Lamentável.

Mensagem  Osman em Sex Set 14, 2012 5:23 pm

Poxa, é muito triste e lamentável o que aconteceu com o Ramone, mas isso só confirma que vivemos em uma selva cruel. O cara provoca um acidente desses e vai embora sem prestar nenhum socorro.
Pelo relato do Nelo graças a Deus que o Ramone está vivo e com certeza vai se recuperar.
Força camarada.

Nelo que bom que apesar de tudo vc teve coragem e capacidade de tomar a ação mais correta que o momento exigia. Eu só de ler seu relato me deu vontade de ir atrás do monstrorista que causou o duplo acidente. Nessas horas eu me descontrolo completamente.
Abração.
Osman

Número de Mensagens : 138

Mensagem  Nelo em Sex Set 14, 2012 5:45 pm

Honda escreveu:

A empresa que ele trabalha não tem convênio em Hospital particular ?

Ele tem plano, mas todos os hospitais que ele procurou estavam sem vagas pra categoria do plano dele.
Estou no aguardo da irmã dele me ligar pra saber o que houve, logo mais estarei indo para o HC
Nelo

Mensagem  Nelo em Sex Set 14, 2012 5:46 pm

Osman escreveu:Poxa, é muito triste e lamentável o que aconteceu com o Ramone, mas isso só confirma que vivemos em uma selva cruel. O cara provoca um acidente desses e vai embora sem prestar nenhum socorro.
Pelo relato do Nelo graças a Deus que o Ramone está vivo e com certeza vai se recuperar.
Força camarada.

Nelo que bom que apesar de tudo vc teve coragem e capacidade de tomar a ação mais correta que o momento exigia. Eu só de ler seu relato me deu vontade de ir atrás do monstrorista que causou o duplo acidente. Nessas horas eu me descontrolo completamente.
Abração.

Osman, eu não estava sozinho, estava com mais 2 caras que considero irmãos. Sozinho eu teria me desesperado, mas juntos foi fácil tomar as decisões do que fazer e um manteve a calma do outro. Em menos de 30 minutos já tinhamos resolvido tudo: moto removida e guardada, Ramone no hospital, família chamada, etc. Sozinho eu estaria fodido.
Nelo

Mensagem  Azevex em Sex Set 14, 2012 6:06 pm

Nelo escreveu:
Osman escreveu:Poxa, é muito triste e lamentável o que aconteceu com o Ramone, mas isso só confirma que vivemos em uma selva cruel. O cara provoca um acidente desses e vai embora sem prestar nenhum socorro.
Força camarada.

Abração.

Osman, eu não estava sozinho, estava com mais 2 caras que considero irmãos. Sozinho eu teria me desesperado, mas juntos foi fácil tomar as decisões do que fazer e um manteve a calma do outro. Em menos de 30 minutos já tinhamos resolvido tudo: moto removida e guardada, Ramone no hospital, família chamada, etc. Sozinho eu estaria fodido.

Nelo, me desculpe mas estaria nada, nessas horas você arruma calma que nunca teve, forças que nem você sabia que tinha. Ver um Amigo em uma situação dessas você é capaz de coisas que jamais imaginou.

Abc

Azevex

Última edição por Azevex em Sex Set 14, 2012 6:07 pm, editado 1 vez(es)
Azevex

Número de Mensagens : 249
Emprego/lazer : Piloto de Aviões / Andar de moto

Mensagem  Dito em Sex Set 14, 2012 6:07 pm

ALDO (alemão) escreveu:

Foda heim, nem com convênio se consegue um atendimento pelo menos aceitável!
A gente paga essas merdas pra que afinal?

Esses convenios são foda pago mó bica do meu pai e qdo vai usar é sempre briga! Eles querem tirar o corpo fora de tudo
Dito

Número de Mensagens : 6264
Emprego/lazer : ERROR 404 life not found

https://www.facebook.com/adailtondito

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10 ... 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: